5 minutos a mais de sono valem a pena?

  • by admin - seg, 01/25/2016 - 13:50
  • Noticias
Há quem diga que há dois tipos de pessoas no mundo: as que acordam logo quando ouvem o despertador e as que precisam sempre de mais cinco minutos. Mas um deles acaba por sair mais prejudicado. Sabe qual?
Segundo alguns estudos, carregar no botão snooze do despertador, atrasando o alarme cinco ou dez minutos, pode ter efeitos negativos, pois cria a "inércia do sono". Este fenómeno é, no fundo, o estado de sonolência e desorientação que acontece quando acordamos de forma abrupta de um sono profundo.
Segundo o vice-presidente da Sociedade Espanhola do Sono, José Ortega, "quando dormimos o normal é que completemos entre quatro a seis ciclos por noite". Na hora de acordar, em princípio, o corpo humano está no último ciclo REM e numa fase de sono "mais superficial". "O nosso organismo prepara-se para acordar duas horas antes da hora", explicou o investigador ao jornal El País.
Quando dormimos, o organismo baixa a temperatura corporal e vai reduzindo a melatonina e aumentando o cortisol, duas hormonas fundamentais na regulação do sono, como explicou José Ortega. Atrasar o alarme pode ser prejudicial para a saúde pois altera o relógio biológico.