Distúrbio pode gerar reação violenta durante o sono

  • by admin - ter, 09/08/2015 - 11:55
  • Noticias
Socos, pontapés, gritos e choros. Tais comportamentos violentos, na maioria das vezes, acontecem voluntariamente. No entanto, para quem tem o distúrbio comportamental do sono REM, estas reações são constantes e inconscientes. E elas podem ser muito perigosas.
 
O transtorno acontece durante a fase REM, ou Rapid Eye Movement (movimento rápido dos olhos, em português), em que ocorrem os sonhos mais vívidos.
 
Ele é caracterizado por um desequilíbrio entre a atividade mental do sonho e a ausência da inibição motora. Esta dificuldade em controlar os próprios movimentos faz com que o paciente “realize” o que está sonhando.
 
O diagnóstico da doença pode ser feito a partir de uma avaliação neurológica e um exame de polissonografia. Nele são avaliadas as atividades cerebrais e musculares, a respiração e outros comportamentos anormais durante o sono.
 
O uso de clonazepam, popularmente conhecido como Rivotril, faz parte do tratamento para este tipo de transtorno. Em casos mais graves, os médicos recomendam a utilização de antiepilépticos para inibir funções específicas do sistema nervoso central.
 
De acordo com dados da Revista Brasileira de Psiquiatria, 2% da população mundial apresenta comportamentos agressivos enquanto estão dormindo – sendo a maioria homens e idosos.