Dormir mal pode aumentar risco de parto prematuro

  • by admin - qua, 11/30/2011 - 01:23
  • Noticias

Um estudo publicado no periódico científico Sleep mostra um risco significativo de parto prematuro em mulheres que relataram sono interrompido durante o primeiro e o terceiro trimestres.

"O achado aumenta as evidências de que má qualidade de sono é um importante fator de risco", diz uma das autoras, Michele Okun, professora da University of Pittsburgh.

"Provavelmente isso ocorre na presença de outros fatores de risco, mas o sono pode ser avaliado facilmente durante as consultas do pré-natal. E avaliando a qualidade do sono pode ser possível detectar esse risco quando ainda há tempo para intervenções. Os dados sugerem que modificações no comportamento podem levar a benefício", diz Okun.

Para os autores, a má qualidade do sono pode iniciar uma inflamação, possivelmente ativando processos associados à prematuridade. A interrupção do sono pode estar associada também ao estresse, conhecido por sua relação com inflamação.

A qualidade do sono no segundo trimestre de gestação não foi correlacionada com o aumento do risco de parto prematuro. Os autores dizem que nesse período o sono frequentemente melhora, ainda que não se saiba bem o porquê.