Hábitos de fim de semana que arruinam o sono durante a semana

  • by admin - seg, 10/24/2016 - 11:52
  • Noticias
Diz-me aquilo que fazes ao fim de semana que te direi como vais dormir ao longo da semana. Sim, os hábitos de fim de semana são os maiores culpados pela incapacidade em adormecer no domingo à noite e pelo cansaço extremo logo na segunda-feira. Mas não só.
 
Embora o sábado e o domingo sejam os dias de semana destinados à diversão e ao relaxamento, é preciso ter em conta que duas noites mal dormidas podem, de fato, interferir com a qualidade de sono ao longo da semana.
 
E tudo começa à sexta-feira à noite com uma ida à discoteca até altas horas e sempre muito regada por bebidas alcoólicas. O consumo de álcool em grandes quantidades consegue afetar a qualidade do sono a curto e médio prazo, sendo, por isso, um dos principais responsáveis pela incapacidade de adormecer a tempo e horas durante o período de trabalho.
 
Acordar a tarde e más horas ao sábado e ao domingo é também um hábito bastante penoso para a qualidade do sono durante a semana, uma vez que o relógio interno fica completamente confuso e desregulado, especialmente se a estas horas de sono prolongadas for adicionada a ausência de luz solar. Sabia que dormir muito é tão ou mais prejudicial do que dormir mal?
 
Aproveitar o fim de semana para ‘matar as saudades’ do sofá é uma constante, mas o sedentarismo nestes dois dias consegue também interferir negativamente com a capacidade de adormecer e de manter um sono de qualidade ao longo da semana, lê-se no The Independent, que coloca ainda na lista dos hábitos nocivos a tendência para se passar horas a fio em frente à televisão e/ou computador. É comum recorrer à sexta, ao sábado e ao domingo à noite para ver alguns episódios de séries, mas a verdade é que quanto mais tempo se passar a olhar para um monitor/ecrã mais difícil será adormecer e regular a rotina de sono.