O melhor sono é o da terça-feira, diz estudo

  • by admin - qua, 07/20/2016 - 12:00
  • Noticias
A semana de trabalho ainda ontem começou e já se sente cansado? A segunda-feira é um dia muito stressante para uma grande parte das pessoas, mas uma recente pesquisa britânica aponta que a semana pode ficar melhor à terça-feira à noite.
 
O estudo, realizado com cerca de cinco mil pessoas e divulgado pelo jornal Daily Mail, aponta que o sono das noites de terça-feira são os mais revigorantes da semana, apesar de a média de duração ser uma hora e meia mais longa nas sextas-feiras e sábados que nos outros dias.
 
Os motivos para esta conclusão não foram apontados, mas os especialistas dizem que uma das possíveis razões está no facto de o fim de semana normalmente ser mais sonolento, algo que faz com que seja necessário compensar na terça-feira.
 
"No fim de semana, dorme-se mais horas, mas o álcool e outros exageros como comidas gordurosas, prejudicam o ciclo normal de sono", explica o neurologista Carlos Alejandro, que aponta outro possível motivo: "Outro motivo é que, na terça-feira, a pessoa ainda não pegou o embalo da semana, está ainda relaxada de domingo", comenta.
 
O fator psicológico também conta muito, segundo o responsável pela Comissão do Sono da Sociedade de Pneumologia e Tisologia do Rio de Janeiro, Gunther Kissmann. "A perceção do sono pode ser alterada em relação à realidade, já que a expectativa de dormir melhor durante o fim de semana é muito alta", sugere o médico, que discorda da pesquisa: "É difícil prever um dia da semana em que se pode descansar mais, e nos dias úteis da semana, você tende a dormir menos devido a compromissos profissionais", afirma.