Pessoas que comem e dormem tarde podem engordar mais

Um estudo recente da Medicina Northwestern descobriu que quem dorme tarde consome 248 calorias a mais por dia, principalmente no jantar e no final da tarde. Os participantes da pesquisa comeram metade das frutas e legumes recomedados, e duas vezes mais Fast-Food e refrigerantes que aquelas pessoas que que dormiam em horários normais.

"As calorias a mais por dia podem significar uma quantidade significativa de ganho de peso - dois quilos por mês - se não forem equilibrados com mais atividades físicas", disse o co-autor Kelly Baron Glazer, psicólogo e instrutor de neurologia da Universidade Northwestern Feinberg School of Medicine.

O estudo acompanhou 51 participantes, 23 que dormiam tarde e 28 que dormiam em horários normais, com uma idade média de 30 anos, por uma semana. Os participantes usaram um actigráfico de pulso para calcular o seu sono e níveis de atividade e preencheram diários onde escreviam o que haviam comido diariamente durante todo o período da pesquisa.

As pessoas que dormiam tarde, iam dormir em média as 3:45 da madrugada e acordavam por volta das 10:45 da manhã, comiam o café da manhã ao meio-dia, almoçavam 02:30 da tarde, jantavam as 8:15 da noite e faziam uma última refeição as 10:00 da noite. As pessoas que dormiam em horários considerados normais, acordavam as 08:00 da manhã, comiam o café da manhã por volta das 9:00, almoçavam as 13:00 da tarde, jantavam às 7:00 da noite, um lanche final às 8:30 da noite e estavam dormindo 00:30 da madrugada.

O estudo mostrou que, além do número de calorias consumidas por dia, o horário também era importante. Aqueles que comeram após 08:00 da noite estavam mais propensos a ter um IMC (Índice de massa corporal) mais elevado, mesmo após o controle regularização dos horários de sono.